A convite da ministra das Mulheres do governo Lula, Cida Gonçalves, a presidenta do Instituto Mulheres da Amazônia (IMA), Concita Maia Manchineri, participou das atividades alusivas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, 8 de março, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
Em sua passagem pelo Distrito Federal, a presidenta do IMA foi recebida, na última quinta-feira, 9, pela ministra Cida Gonçalves e por sua chefe de gabinete, Ana Teresa, para uma conversa sobre parcerias na implementação de políticas de gênero.
Na ocasião, Concita entregou a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia para a ministra, que elogiou o documento e o recebeu como instrumento norteador de ações de gênero no país.
“A Cida é uma amiga de longa data, que vem da base do movimento social de mulheres. É muito importante ter uma companheira como ela a frente do Ministério das Mulheres. Durante todo esse período governo Bolsonaro, nós estivemos e fomos muito represadas, mas, agora ninguém nos segura, não tem como segurar esse protagonismo”, salientou Concita Maia Manchineri.
Agenda 21/2030
A Agenda 21/2030 foi construída e elaborada por mulheres dos nove Estados da Amazônia Legal Brasileira e apresenta estratégias para fortalecer as políticas públicas para mulheres na região. Além de elaborar propostas que possibilitem avançar na garantia e na ampliação de direitos sobre os territórios numa perspectiva interseccional e integradora de múltiplas realidades, influenciando mudanças na agenda pública que melhore a qualidade de vida das mulheres em suas diversas pluralidades.