A influenciadora Ludmilla Cavalcante registrou nessa terça-feira, 28, durante um trabalho social realizado no bairro Habitasa, os efeitos da enchente do Rio Acre no bairro. Em um story do Instagram, Ludmilla gravou animais mortos, em meio às alagações, boiando no meio da rua.
Em uma das imagens, em que Ludmilla registra um cachorro de porte médio morto, provavelmente vítima de afogamento, Ludmilla pede a Prefeitura de Rio Branco que tome providências imediatas e utilize a verba destinada às enchentes também para salvar os animais.
Até a tarde dessa terça-feira, foram contabilizados mais de 350 cães e gatos, vítimas das inundações, acolhidos no abrigo montado pelo Centro de Zoonoses de Rio Branco. Entretanto, os animais de rua ainda dependem somente de assistência das ONG’s de causa animal que trabalham na capital acreana.
Além do animal de estimação, Ludmilla Cavalcante também registrou imagens de um rato morto, que boiava pelas ruas inundadas. “Essa água está extremamente contaminada e os moradores andando, com ela no pescoço, pra buscar garrafas de água mineral”, denuncia.
Na sexta-feira, 24, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta para o risco de contaminação de leptospirose que podem surgir quando as pessoas entram em contato com a água contaminada das enchentes.
No ano de 2021, após 10 municípios do Estado serem atingidos por inundações, 832 pessoas deram entrada em unidades de saúde do Acre com a doença, e em 2022, o número caiu para 408.