Além da enxurrada causada pelas chuvas em diversos bairros de Rio Branco, as águas também subiram o nível do Rio Acre, na capital. Na medição feita às 6h desta sexta-feira, 24, o rio marcava 15,80 metros, ou seja, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. Na manhã de quinta, 23, o nível era de 9,76 metros.
Segundo a Defesa Civil do Município, mais de 22 mil moradores de Rio Branco estão atingidos pelas águas de igarapés e do Rio Acre que transbordaram após forte chuva.
A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez. Há pessoas desabrigadas pelas ruas.
Nos nove abrigos há, pelo menos, 60 famílias, com 270 pessoas. Já entre desalojadas, ou seja, que foram removidas de locais alagados e levadas para casas de parentes, a Defesa Civil calcula que passam das 600 famílias.
A chuva começou na madrugada dessa quinta-feira, 23, e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.
Regiões mais afetadas
- Vila Ivonete
- Procon
- Bairro da Paz
- Geraldo Fleming
- Conquista
- Conjunto Universitário
- Sapolândia
- Vila Maria
- Canaã
- Recanto dos Buritis
Locais interditados
Mais de sete locais estão sendo interditados por conta das enxurradas decorrentes do transbordamento dos igarapés de Rio Branco e o Rio Acre. Na manhã desta sexta-feira, há filas de veículos em vários pontos da capital. A RBTrans alerta aos moradores da capital que evitem passar pelos trechos interditados.
Informações atualizadas as 08h49 e sujeitas a mudanças a qualquer momento:
-
- Ponte do Raimundo Melo;
- Ponte atrás do Santa Juliana;
- Rua Juditeh Paiva (Acesso Morada do Sol para Cadeia Velha);
- Ponte da Valdomiro Lopes;
- Rua principal do Recanto dos Buritis;
- Acesso ao aeroporto internacional de Rio Branco;
- Via Chico Mendes em frente ao motel C Q Sabe, trânsito sendo desviado pela rua ao lado do Araújo do Amapá. Quem estiver vindo Vila Acre/Centro ainda está passando.