O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoverá, no próximo dia 18 de março, na Escola Estadual Zuleide Pereira de Souza, mais uma edição especial do MP na Comunidade, com o tema “Cidadania para Mulheres na Vila Acre”. O evento, em alusão ao mês das mulheres, levará, em especial, serviços voltados à efetivação dos direitos e empoderamento das mulheres.
O MPAC estará presente com o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e Ouvidoria Geral. Com apoio de parceiros, o público terá à disposição serviços como emissão de documentos, atendimentos jurídicos, de saúde, assistência social, orientações sobre benefícios sociais e empreendedorismo, cortes de cabelo, oficinas de culinária, recreação infantil, entre outros.
Entre os parceiros que estarão presentes no evento, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Helena levará serviços como a atualização do cadastro do Bolsa Família, agendamento de visitas para novos cadastros e exclusões, atualização de tarifas sociais e emissão da carteirinha do idoso interestadual. Já o INSS oferecerá orientações sobre benefícios, consultas de pagamento e agendamentos.
Para a área da saúde, o Hospital do Amor oferecerá agendamento de mamografias e PCCUs, além de realizar prevenção do câncer de boca. A Sesacre e a Semsa disponibilizarão serviços de ginecologista, pediatra, atendimento de clínica geral, equipe de enfermagem, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão, teste de glicemia e dispensação de medicamentos.
Além disso, o evento contará com a presença de instituições e empresas que levarão serviços relacionados à educação, empreendedorismo e finanças. O IEPTEC oferecerá orientação sobre criação de currículos e dicas de como se apresentar em uma entrevista de emprego. Já o Sebrae promoverá palestras sobre empreendedorismo feminino e formalização do MEI, além de educação financeira e acesso a crédito.
No evento, também haverá um bazar com doação de roupas, sapatos e bolsas, que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade, além de brinquedos, roupas e fraldas, destinados às crianças da comunidade onde será realizada a ação. Interessados em contribuir podem levar sua doação até a sede do MPAC ou outra unidade na capital até o dia 14 de março.