O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que inaugurou na quarta-feira (29) uma sala de situação no Parque de Exposições Wildy Viana, remanejou temporariamente o atendimento médico do Centro de Especialidades em Saúde (CES) para atender às famílias que estão no abrigo em decorrência da cheia do Rio Acre, na capital.
A ação é realizada em parceria com o Município e Estado, que mantém equipes e um posto de saúde no Parque de Exposições.
O médico que atua no CES, Igor Leão, recebe pacientes no período das 8h às 11h, no consultório instalado na sala de situação do MPAC. Na consulta, quando necessário, as pessoas atendidas são encaminhadas para retirar medicação, fazer a coleta de exames, testes rápidos, atualização vacinal, entre outros.
A coordenadora-geral do CES, procuradora de Justiça Rita de Cássia Nogueira Lima, salientou que a suspensão do atendimento interno para integrantes do MPAC e a cooperação dos profissionais de saúde do CES no abrigo foi um pedido do procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento. A procuradora frisou que todo o Ministério Público está mobilizado para apoiar e trabalhar na situação de emergência.
“A instalação do CES no abrigo é mais uma forma do MPAC colaborar e prestar apoio aos abrigados no local nessa questão tão fundamental como é a saúde. Temos um médico com especialidade em infectologia e nesse momento é muito valiosa a cooperação do CES para prestar esse auxílio às pessoas que se encontram no abrigo”, destacou.