Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

MPAC faz sobrevoo para ver situação de indígenas atingidos pela inundação no Alto Acre

MPAC faz sobrevoo para ver situação de indígenas atingidos pela inundação no Alto Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo Especial de Apoio e Atuação para Prevenção e Resposta a Situações de Emergência ou Estado de Calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD), participou nesta segunda-feira (27) de um sobrevoo de helicóptero e de uma visita a terras indígenas em Assis Brasil para verificar a situação de moradores que teriam sido atingidos pela inundação.

A promotora de Justiça Pauliane Mezabarba, integrante do GPRD no Alto Acre, representou o MPAC na missão de ajuda, que teve também a presença da secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, e do juiz de Direito Clovis Lodi. A ação foi uma demanda do MPAC para verificar a informação de que uma aldeia denominada “Vida na Floresta”, localizada às margens do rio Iaco, teria tido 95% de sua área coberta pela inundação e estaria completamente isolada e sem mantimentos.

“Recebemos essa informação e demandamos o Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que atendeu prontamente a solicitação para tentar identificar a aldeia. Após o sobrevoo, conseguimos pousar em outra comunidade indígena, a Aldeia Liberdade, onde foi informado pelos moradores que o rio já teria baixado e os indígenas atingidos teriam conseguido retornar para a sua área”, destacou a promotora de Justiça.

Apesar disso, uma equipe do Estado e da Prefeitura de Assis Brasil também foi destacada para se deslocar por via terrestre até a aldeia indígena e conversar com os moradores. Em reunião realizada no mesmo dia em Assis Brasil com outros atores que estão prestando auxílio às vítimas, foram destacadas medidas para o acolhimento de outros indígenas atingidos, que também já retornaram às suas residências.

Sair da versão mobile