Terá início no dia 13 deste mês, o ano letivo de 2023 na rede pública estadual. De acordo com a Secretaria de Educação do Acre (SEE) as aulas serão escalonadas, começando com alunos do ensino médio.
Para estudantes do ensino fundamental, as aulas também iniciaram em março, porém, no dia 20. No Acre, mais de 151 mil alunos estão matriculados nas 616 escolas públicas do Estado.
O secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, que a logística de separação da estrutura de início das aulas tem o objetivo de uma melhor organização e adaptação para os professores e toda estrutura da cidade.
“O ano letivo de 2022 foi concluído em janeiro deste ano, por isso, essa extensão de calendário, respeitando as férias dos professores. Estamos dando tranquilidade no retorno das aulas no Acre, começando com o ensino médio, e depois com o fundamental. Todos os alunos devem receber o kit de material escolar, tablets com internet, fardamento gratuito, além de alimentação”, disse o gestor.
Carvalho fez questão de destacar a contratação de professores provisórios para atender toda comunidade escolar. A estimativa é de que seja necessária a contratação de cerca de 4,5 mil educadores que tiveram os contratos temporários encerrados em fevereiro e março deste ano.
“Estamos fazendo uma nova contratação, uma contratação direta. Existe um link nos grupos dos professores, onde os mesmos estão se credenciando para, posteriormente, ter uma avaliação da comissão julgadora para a contratação. Teremos professores nas salas para o início do ano letivo, isso já está assegurado”, finalizou o secretário.