Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pai que enfrentou correnteza com gêmeos nos braços também salvou bisavó utilizando uma caixa d’água

Pai que enfrentou correnteza com gêmeos nos braços também salvou bisavó utilizando uma caixa d'água

Nem todo herói usa capa, alguns utilizam apenas a coragem e o amor. Esse é o caso do acreano Luciano Cunha da Silva, 39 anos, que viralizou nas redes sociais após ser gravado no momento em que enfrentava a fúria das águas do Igarapé Judia, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco, para salvar os filhos gêmeos recém-nascidos.

O vídeo do pai segurando os filhos de apenas dois meses, Ângelo e Lorenzo, com um braço, enquanto usava o outro para se apoiar em vizinhos, que o ajudaram a atravessar as águas, ganhou repercussão nacional. A cena foi registrada na quinta-feira, 23, dia em que as chuvas e a enchente começaram a desabrigar família na capital acreana.

Pai que enfrentou correnteza com gêmeos nos braços também salvou bisavó utilizando uma caixa d'água
Dona Maria Delurdes tem 87 anos e tem problemas de locomoção (Foto: Cedida)

A coragem de Luciano tem sido reconhecida por todos, mas, o que poucos sabem é que o acreano, que está desempregado, também salvou a sua avó e bisavó dos gêmeos, Maria Delurdes Cunha da Silva, 87 anos, utilizando uma caixa d’água de 500 litros.

“Foi Deus que mandou a caixa d’água, pois minha avó tem dificuldade de locomoção. A ideia era levar ela nos braços, mas, quando tirei as crianças e retornei para buscá-la, já não dava mais. Dentro da caixa d’água, consegui resgatar minha avó, nossa cadela e umas roupas”, relembra Luciano, que, desempregado e desalojado, tem contado com o apoio e a solidariedade de pessoas por meio de doações.

Além da avó e dos filhos, o acreano também ajudou a resgatar outras pessoas. A casa da família foi afetada rapidamente pelas águas, de modo que nada pôde ser retirado, todos os móveis foram perdidos. Apesar da água ter baixado e a residência já ter sido limpa, eles ainda não conseguiram retornar para casa.

Segundo Luciano, a família ainda não recebeu nenhuma ajuda do poder público.

“Na verdade, o nosso sofrimento é apenas uma pequena amostra do sofrimento das pessoas que moram nestes bairros. Nossos vizinhos também estão sofrendo, uns mais, outros menos. Mas, todos se sentem desamparados. A única ajuda que chega é de almas caridosas. Ajuda do governo e da prefeitura, até agora, nada”, afirmou.

Como ajudar?

Pai que enfrentou correnteza com gêmeos nos braços também salvou bisavó utilizando uma caixa d'água
A família na paróquia em que congregam (Foto: Cedida)

Tanto Luciano quanto a esposa Angélica encontram-se desempregados. Na residência do casal, moram quatro adultos e dois gêmeos. Desalojada, a família tem contado com o apoio de amigos para se manter.

Após a enchente, as crianças adoeceram e foram diagnosticadas com virose e um processo alérgico, devido ao contato com a água. De acordo com Luciano, o benefício do Bolsa Família foi negado à sua família.

“Estamos na casa de um amigo. Infelizmente, perdemos tudo, mas o principal está salvo: meus filhos”, disse o pai herói.

Interessados em ajudar a família podem contribuir por meio do PIX 787.093.502-68, Luciano Cunha da Silva, ou por meio do (68) 98111-7681.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile