Mais de 350 animais estão sendo acolhidos no abrigo montado pelo Centro de Zoonoses de Rio Branco, no Parque de Exposição, por conta das enchentes que acontecem desde a quinta-feira, 23, sendo cerca de 300 cães e aproximadamente 50 gatos.
A inundação que atingiu 48 bairros da capital acreana e prejudicou aproximadamente 33 mil pessoas, desabrigou também milhares de cães e gatos. Pensando nisso, o Centro de Zoonoses forneceu aos atingidos um abrigo com alojamentos separados para os animais, com divisão e identificação de porte e agressividade.
No domingo, 26, o Departamento de Controle de Zoonose solicitou a divulgação de que o abrigo montado recebe apenas animais cujo os donos foram atingidos pelas enchentes, excluindo os animais de rua resgatados. Apesar disso, no momento, há alguns animais abandonados por pessoas que foram atingidas pelas enchentes e deixaram seus cães e gatos pra trás.
Segundo os voluntários da ONG Sociedade Amor a Quatro Patas, os animais sem donos resgatados estão sendo distribuídos entre as ONGs da cidade, protetores independentes e grupo de pessoas voluntárias.
As organizações estão recebendo doações de rações, remédios, comedouros, toalhas e materiais de limpeza para distribuírem entre os animais com e sem donos. As pessoas também podem se tornar lares provisórios para os animais sem donos ou oferecer suporte veterinário.