O Sesc Ler realizou nesta quinta-feira, 16, a abertura do projeto Escola Solta com alunos das turmas do Criar Sesc na unidade do município de Feijó. O objetivo principal do projeto é estimular a a criatividade dos alunos, de modo que os mesmos ficam livres para criar, rimas, histórias e brincadeiras em conjunto com os professores e no final realizam uma apresentação em conjunto.
No Acre, o Sesc Ler tem unidades em Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapuri, Brasileia e Feijó. O projeto Sesc Ler oferece educação integrada para jovens e adultos não escolarizados, de acordo com a diversidade cultural e necessidade das regiões brasileiras.
Sob o conceito abrangente de alfabetização, o Sesc Ler promove educação por inteiro. Não apenas ensina a ler, mas mostra a importância da leitura e a escrita no cotidiano de cada um e integra o ensino formal com cultura, lazer e saúde.
O projeto vai além do ensino básico e estimula a qualificação profissional, ação comunitária, desenvolvimento cultural e a cidadania. Nos Centros Educacionais Sesc Ler, são desenvolvidas aulas sistemáticas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Criar Sesc, o ingresso é por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc.
Projeto Criar Sesc
O Criar Sesc é resultado da necessidade de valorização das infâncias e suas múltiplas experiências no território brasileiro. Assim, crianças de diferentes unidades de todo o país, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas têm a oportunidade de vivenciar experiências de educação integral, que consideram as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento.