Em apoio a campanha Março Azul, a sede do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) está com iluminação especial. A mobilização é promovida pelas promovida pelas Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), cujo foco consiste no incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal.
A ideia é difundir orientações sobre a relevância de procurar regularmente os serviços de saúde e fazer exames preventivos. Segundo os dados das entidades organizadoras, esse tipo de câncer atinge o intestino grosso e o reto, sendo um dos tumores malignos mais frequentes no mundo e um dos mais letais.
Há dois exames capazes de detectar precocemente os tumores no intestino: o teste FIT, que verifica se há sangue nas fezes (mesmo oculto a olho nu) e colonoscopia, que captura a imagem do funcionamento do intestino por dentro. Portanto, caso esteja perdendo peso sem ter feito nenhuma mudança na dieta, se passou a ter diarreia ou prisão de ventre, está com dor ou náuseas, esses podem ser sintomas dessa patologia e é preciso uma avaliação médica o mais rápido possível.
São fatores de risco: fumar, consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, ter uma vida sedentária, consumir bebidas alcoólicas, idade superior a 45 anos, história familiar de câncer colorretal, história pessoal da doença (já ter tido câncer de ovário, útero ou mama), baixo consumo de cálcio e obesidade.
Então, lembre-se: “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”