Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa do Sebrae revela que mais de 23 mil mulheres são empreendedoras no Acre

Pesquisa do Sebrae revela que mais de 23 mil mulheres são empreendedoras no Acre

A pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, divulgada nesta terça-feira (7), aponta a evolução no perfil das empreendedoras no Brasil, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados revelam que se atingiu o recorde de mulheres donas de negócios. Ao todo, o país registra mais de 10 milhões de empreendedoras, em sua maioria com faixa etária de 35 a 54 anos (48%).

No Acre, 23,5 mil são empresárias, como é o caso da Clarisse Santos, que começou a empreender no ramo alimentício ao perder o emprego durante a pandemia de covid-19. “Vejo que o cenário do empreendedorismo está crescendo de uma forma boa, inclusive tenho participado de várias feiras com mulheres empreendendo”, disse.

Em nível nacional, 53% das mulheres empreendem no setor de serviços, 27% no comércio e apenas 1% na construção. Entre as principais atividades, predominam: cabelereiras e tratamentos de beleza, comércio de vestuário, comércio de cosméticos e perfumaria, e serviços de comida preparada.

De acordo com os números, em todo o país, 87% das mulheres continuam trabalhando sem empregados. Por outro lado, o Acre é um dos estados com maior proporção de empresárias que possuem de 1 a 5 empregados, que equivale a 92% das empreendedoras em território acreano, número acima da média nacional que é de 74%.

O estudo aponta ainda que a quantidade de mulheres chefes de domicílio bateu o recorde e marcou média nacional de 51%, já no Acre, o número é de 59%. Clarisse Santos destaca sua satisfação de ser empresária: “É muito gratificante ter uma profissão que por muito tempo foi tomada por uma maioria sendo masculina, ainda mais num ramo que enaltece tanto nosso estado”.

Sair da versão mobile