X

Pesquisa do Sebrae revela que mais de 23 mil mulheres são empreendedoras no Acre

A pesquisa “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, divulgada nesta terça-feira (7), aponta a evolução no perfil das empreendedoras no Brasil, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados revelam que se atingiu o recorde de mulheres donas de negócios. Ao todo, o país registra mais de 10 milhões de empreendedoras, em sua maioria com faixa etária de 35 a 54 anos (48%).

No Acre, 23,5 mil são empresárias, como é o caso da Clarisse Santos, que começou a empreender no ramo alimentício ao perder o emprego durante a pandemia de covid-19. “Vejo que o cenário do empreendedorismo está crescendo de uma forma boa, inclusive tenho participado de várias feiras com mulheres empreendendo”, disse.

Em nível nacional, 53% das mulheres empreendem no setor de serviços, 27% no comércio e apenas 1% na construção. Entre as principais atividades, predominam: cabelereiras e tratamentos de beleza, comércio de vestuário, comércio de cosméticos e perfumaria, e serviços de comida preparada.

De acordo com os números, em todo o país, 87% das mulheres continuam trabalhando sem empregados. Por outro lado, o Acre é um dos estados com maior proporção de empresárias que possuem de 1 a 5 empregados, que equivale a 92% das empreendedoras em território acreano, número acima da média nacional que é de 74%.

O estudo aponta ainda que a quantidade de mulheres chefes de domicílio bateu o recorde e marcou média nacional de 51%, já no Acre, o número é de 59%. Clarisse Santos destaca sua satisfação de ser empresária: “É muito gratificante ter uma profissão que por muito tempo foi tomada por uma maioria sendo masculina, ainda mais num ramo que enaltece tanto nosso estado”.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: