Em ação integrada, a Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar deflagraram nesta quarta-feira, 15, a Operação Ártemis, que visa combater, em especial, os crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e organização criminosa no Vale do Juruá.
O trabalho é fruto do esforço investigativo das polícias civil e federal, com apoio operacional da polícia militar, visando coibir, em especial, os crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais e organização criminosa no vale do Juruá.
Ao todo, 25 ordens judiciais foram cumpridas, sendo 6 mandados de prisões preventivas e 19 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Guajará, no Amazonas.
As ações conjuntas visam a integração das forças de segurança pública federal e estadual, de modo a intensificar, em caráter especial e dedicado, o enfrentamento e a desarticulação das Organizações e facções criminosas, em ações de combate às ameaças à ordem e à incolumidade públicas.
O nome da operação é em alusão a palavra grega Artemis, cujo significado pode ser traduzido como “manifestação luminosa ou luz suave”, simbolizando, com isso, a elucidação de diversos delitos que trazem preocupação à sociedade e que merecem repreensão ininterrupta das forças de segurança pública.
Os investigados responderão pelos crimes de Tráfico de Drogas, Lavagem de Capitais e Organização Criminosa. Somadas, as penas dos delitos podem chegar a mais de 30 anos de reclusão.