Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Audiência pública debate plano municipal de saneamento básico para Rio Branco

Audiência pública debate plano municipal de saneamento básico para Rio Branco

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara de Rio Branco, uma audiência pública no qual debateu o Projeto de Lei Complementar N° 86/2022, que trata sobre a Política Municipal de Saneamento Básico.

A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, e do presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Jorge Wendeson.

“A Capital acreana tem 140 anos de existência e nunca teve um Plano de Saneamento Básico, lamentavelmente. Tivemos muitos gestores que sequer observaram a necessidade e importância de se construir esse debate. Vivemos um caos nessa área e só sairemos dele com a implementação desse plano”, ressaltou o João Marcos Luz (MDB) autor do requerimento.

Ainda, segundo o parlamentar, Rio Branco tem apenas 2% de esgoto tratado.

“Nossa água tratada é desperdiçada. Todo ano acontece alagação por falta de drenagem, o lixo é coletado de forma irregular, ou seja, os problemas se arrastam há anos, e os gestores não colocaram em pauta essas questões para buscar uma solução. Parabenizo o prefeito Tião Bocalom por observar que nossa cidade precisa desse plano. A partir de agora, poderemos ver nossa cidade se desenvolver”, pontou Luz.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Lene Petecão (PSD), enfatizou que o debate sobre o tema é fundamental para buscar soluções para o problema.

“Nossa população vive, atualmente, dentro de um grande esgoto. Algo relevante para a ordem do dia e propor que um grupo de trabalho seja criado para darmos continuidade a essa pauta”, concluiu.

 

 

Sair da versão mobile