X

Audiência pública debate plano municipal de saneamento básico para Rio Branco

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara de Rio Branco, uma audiência pública no qual debateu o Projeto de Lei Complementar N° 86/2022, que trata sobre a Política Municipal de Saneamento Básico.

A reunião contou com a participação do secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, do diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), Enoque Pereira, e do presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB), Jorge Wendeson.

“A Capital acreana tem 140 anos de existência e nunca teve um Plano de Saneamento Básico, lamentavelmente. Tivemos muitos gestores que sequer observaram a necessidade e importância de se construir esse debate. Vivemos um caos nessa área e só sairemos dele com a implementação desse plano”, ressaltou o João Marcos Luz (MDB) autor do requerimento.

Ainda, segundo o parlamentar, Rio Branco tem apenas 2% de esgoto tratado.

“Nossa água tratada é desperdiçada. Todo ano acontece alagação por falta de drenagem, o lixo é coletado de forma irregular, ou seja, os problemas se arrastam há anos, e os gestores não colocaram em pauta essas questões para buscar uma solução. Parabenizo o prefeito Tião Bocalom por observar que nossa cidade precisa desse plano. A partir de agora, poderemos ver nossa cidade se desenvolver”, pontou Luz.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Lene Petecão (PSD), enfatizou que o debate sobre o tema é fundamental para buscar soluções para o problema.

“Nossa população vive, atualmente, dentro de um grande esgoto. Algo relevante para a ordem do dia e propor que um grupo de trabalho seja criado para darmos continuidade a essa pauta”, concluiu.

 

 

Categories: POLÍTICA
Dell Pinheiro: