Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Câmara do Bujari pode abrir processo de cassação contra vereador José Gilvan por quebra de decoro parlamentar

O Partido Progressista (PP) solicitou, após fechamento do inquérito, o pedido de cassação do vereador do PCdoB José Gilvan acusado de violência política de gênero, contra a vereadora Eliane Rosita (PP). O fato ocorreu no dia 27 de janeiro de 2023, durante uma sessão extraordinária na Câmara Municipal do Bujari.

A parlamentar alegou que ele teria proferido diversas ameaças e ofensas contra ela. “O inquérito foi fechado, e a estadual do Progressistas solicitou, ao presidente da Câmara do Bujari, o pedido de cassação do vereador, agora, vamos aguardar o que a Justiça e o Legislativo municipal irão fazer em relação ao caso”, disse Rosita.

Durante depoimento na Vara Criminal do município, a vereadora afirmou que, durante todo o conflito, o autor buscou diminuí-la como mulher e teria dito: “A tua sorte é que você é mulher, se fosse homem iria te quebrar toda!; tu tá pensando que eu tenho medo de Justiça? Eu faço isso com você aqui dentro, porque aqui eu posso!”

Eliane também declarou que, em determinado momento, Gilvan avançou em sua direção e que apenas não foi agredida fisicamente devido a uma intervenção do vereador Jairo, que a protegeu.

A perda ou não do mandato será avaliado pela Comissão de Ética do Legislativo municipal, nos próximos dias

 

 

 

Sair da versão mobile