Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo apresenta plano de ações para deputados da Comissão da Saúde na Aleac

Governo apresenta plano de ações para deputados da Comissão da Saúde na Aleac

Primeira Reunião da Comissão de Saúde Pública e Assistência Social da Aleac em 2023. Foto: Odair Leal/Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou, na manhã desta quarta-feira, 22, de uma reunião com os deputados que compõem a Comissão de Saúde Pública e Assistência Social na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O objetivo foi apresentar o planejamento das ações da pasta para o ano de 2023.

Participaram, também, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e os representantes sindicais dos enfermeiros, farmacêuticos, médicos, odontólogos e demais trabalhadores da Saúde do Acre.

O fluxo do atendimento pediátrico, isonomia dos plantões, as cirurgias eletivas, o concurso da Saúde, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), compra e manutenção de equipamentos, e reformas e ampliações dos serviços foram alguns dos assuntos em pauta.

“Os nossos parlamentares são o termômetro, a partir deles nós conseguimos ouvir sobre as fragilidades em todo o sistema de saúde e com isso traçaremos estratégias. Os projetos já saíram do papel, como a realização de cirurgias eletivas e o chamamento no concurso da Saúde, por exemplo. A gestão do SUS é desafiadora, mas esperamos que dentro desses quatro anos possamos avançar”, declarou o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

O presidente da comissão da saúde na Aleac, o deputado estadual, Adailton Cruz, reforçou a importância de reunir os atores que gerem a Saúde no Estado. “Ouviremos os titulares das pastas e demais parlamentares. Convidamos, inclusive, as autoridades sindicais da área para terem uma fala na reunião. O foco é a regulação e oferta de vagas”, complementou.

“Nós temos quatro anos de um novo mandato do governador Gladson Cameli, que presa pela saúde, que prioriza a saúde, e quer cuidar das pessoas. As gestões têm que encontrar uma forma de que o básico trate de potencializar as ações em saúde, e que, de fato, beneficie o cidadão”, ressaltou a líder do governo na Assembleia, a deputada estadual Michele Melo.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintesac), Juscelino Rodrigues, dar voz às categorias é um sinal positivo. “Me sinto feliz, porque hoje vejo uns personagens que se preocupam com a saúde, que se propõem a trabalhar por nós”, falou.

Sair da versão mobile