Cobrando o pagamento do novo piso salarial para a categoria, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizam uma manifestação, nesta terça-feira, 14, em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
Em uma participação especial na sessão legislativa, representantes das classes, pediram o apoio do parlamentares estadual para que o novo orçamento seja implantado no Acre.
“Nós esperamos uma intervenção dos deputados estaduais junto ao governo e aos deputados federais e senadores. Vamos cobrar da bancada federal que nos ajude”, disse o presidente do Sindicato Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Juscelino Gonçalves.
Essa não é a primeira vez que a categoria se reúne em protesto pedindo o reajuste dos proventos. O novo valor do piso da enfermagem aprovado pelo Congresso e sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2022, foi de foi R$ 4,7 mil. Entretanto, a Lei foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal, em setembro do mesmo ano.
A manifestação visa garantir uma intervenção dos deputados estadual junto a Bancada Federal do Acre para que suspensão seja revista.
À Rede Amazônica, o assessor jurídico da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), João Vitor Casas, informou, por meio de nota, que o estado estuda viabilidade econômica para a implementação do piso.
“Embora já esteja publicada, a Lei do Piso Salarial está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O governo do estado, por sua parte estuda a viabilidade econômica para a implementação do piso e em breve deve apresentar uma solução satisfatória a categoria”, disse.
Com informações do G1