Reimplantada neste início de março, a Secretaria de Estado de Mulheres já começa a prospectar resultados. Nesta quarta-feira, 1, a instituição, por meio do governo do Acre, firmou uma parceria com o Instituto Avon, que vai viabilizar a promoção do Programa Acolhe.
O projeto, criado pelo braço social da Avon no Brasil, em parceria com a Accor e com o apoio técnico do Instituto para Desenvolvimento Sustentável (INDES), assegura acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica.
Tendo em vista que um dos desafios assumidos pela secretária de Estado de Mulheres, delegada Márdhia El-Shawwa, é reduzir drasticamente os índices de feminicídios, a expectativa é que o programa contribua para mudar essa triste realidade, uma vez que a iniciativa vai oferecer, gratuitamente, abrigo temporário, assistência social, psicológica e jurídica às mulheres vítimas de violência.
A partir de agora, a Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência do Estado dispõe de uma alternativa de hospedagem, em Rio Branco, para mulheres em situação de risco. A parceria também vai oferecer capacitação, com intuito de implementar melhorias na rede de proteção acreana.
“Esse projeto é muito importante porque é uma das ferramentas contra o próprio crime de feminicídio. É uma demanda livre, à medida que for aparecendo mulheres, vamos contemplando. Não há a necessidade de essas mulheres passarem pela delegacia para serem contempladas, basta que elas apresentem a demanda”, destacou a secretária Mhárdia.
O Programa Acolhe
Financiado pelo Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, o Programa Acolhe oferece abrigo temporário em hotéis para as brasileiras em situação de violência e risco, além dos seus dependentes. Em até quinze dias de hospedagem, são oferecidas/os refeições completas, serviços de lavanderia, computador e internet e assistência social, psicológica e jurídica. O objetivo da iniciativa é unir esforços com os órgãos públicos regionais para potencializar as redes de proteção e apoio, ampliando as possibilidades de atendimento.
Cerca de 310 municípios, em 22 estados do país, estão habilitados a usar o programa, que já ofereceu 2.145 diárias para abrigamento temporário e impactou 1.914 servidores públicos que atuam em prol da causa.
Sobre o Instituto Avon
O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, por meio de iniciativas nas causas da atenção ao câncer de mama e do enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e também de parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas.
Desde a sua fundação, em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 135 milhões no país em mais de 400 projetos, impactando mais de 6 milhões de mulheres e engajando mais de 130 empresas privadas em suas iniciativas.