Em seu Twitter oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou nesta sexta-feira, 31, que conversou com o governador Gladson Cameli sobre a situação de emergência devido às enchentes no Acre.
Lula afirma que destinou R$ 300 milhões para 1.500 cidades atingidas tanto por enchentes como por seca.
“O governo federal tem trabalhado para atuar com a maior agilidade possível e já foram liberados para emergências humanitárias R$ 300 milhões para mais de 1500 cidades, por conta de chuva na maioria delas, mas também para cidades sofrendo com a seca”, disse.
Segundo a assessoria do governador acreano, além de demonstrar formalmente sua preocupação, o presidente fez questão de colocar todo o apoio do governo federal à disposição do governo do Acre.
Na conversa com o presidente, Gladson Cameli relatou a situação atual do estado e o manteve informado sobre o alinhamento das equipes do governo estadual e federal. “Fiz questão, ainda, de convidar o presidente para visitar o Acre, assim que for possível, inserir esta programação em sua agenda institucional”, disse Cameli, após a conversa.
Cameli também agradeceu a visita dos ministros da Integração, Waldez Goes, e do Meio Ambiente, Marina Silva, que estiveram no estado, no último final de semana. “Em nome do nosso povo acreano, agradeço imensamente o presidente Lula pelo telefonema feito se solidarizando e colocando-se à disposição para ajudar a população do nosso estado, neste momento em que milhares de famílias estão sendo vitimadas pela cheia do Rio Acre e igarapés da nossa capital, Rio Branco”, disse.
Cinco municípios do Acre decretaram situação de emergência devido a cheia: Rio Branco, Assis Brasil, Epitaciolândia, Brasileia e Xapuri.
Em Rio Branco, 39 bairros foram atingidos pela cheia e 27 comunidades rurais estão isoladas. Mais de 2.700 estão desabrigadas na Capital.