O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) usou a tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 30, para rebater as declarações de Jorge Viana, atual presidente da Apex.
Durante um evento na China, o petista criticou o agronegócio brasileiro, o que causou preocupações nacionais, uma vez que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Viana criticou o fato de a pecuária e a produção de grãos no Brasil estarem relacionadas a problemas ambientais, falando para empresários brasileiros e chineses.
O posicionamento de Viana contrasta com o do ministro Carlos Fávaro (Agricultura), que se manifestou com otimismo sobre o agronegócio brasileiro. O ministro tenta ampliar as exportações e os negócios com empresários chineses.
Além disso, o agronegócio no Brasil é um dos setores mais importantes para a economia e movimenta cerca de 100 bilhões de dólares anualmente, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). É também um dos setores que mais emprega no Brasil.
Roberto Duarte lamentou as declarações de Jorge Viana, ex-senador pelo Acre e agora presidente da Apex.
“O presidente da Apex fez declarações infelizes. Sabemos que o agronegócio é um setor que produz e gera riqueza para nosso país. Repudio as falas de Jorge Viana criticando o agronegócio, setor que é importantíssimo no Acre, alimentando e gerando emprego aos acreanos. Devemos fomentar e apoiar o agronegócio”, disse Roberto Duarte.