O vereador Samir Bestene (Progressistas) usou o grande expediente da sessão de quinta-feira, 2, na Câmara de Rio Branco para falar sobre um assunto bastante debatido no Legislativo municipal, que é o serviço de saneamento básico na Capital.
Em sua fala, o parlamentar destacou a importância do acordo de cooperação entre a Prefeitura de Rio Branco, através do Saerb, e o Governo do Acre, por meio da Saneacre, para a revitalização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do município.
“Já tivemos audiência pública sobre o tema, principalmente no período de transição do serviço, do Estado para o município. É sabido que investimento em saneamento básico é investimento em saúde. A situação aqui é preocupante. Estamos entre as 10 cidades brasileiras com pior saneamento do país”, salientou Bestene.
O parlamentar destacou que a parceria entre as gestões será importante. “Rio Branco terá capacitação técnica e aporte financeiro para reativar as estações de tratamento de esgoto suficiente para atender pelo menos 40% da Capital. “Parabenizo a iniciativa da Prefeitura e do Estado, pois vamos dar um salto bastante significativo para melhorar a qualidade de vida dos rio-branquenses”, concluiu Samir.
No Brasil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), apenas 50,3% do volume de esgoto é efetivamente tratado.