Para tratar de ações que serão promovidas pela Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Assistência Social, Esporte, Educação e Saúde, na Semana de Conscientização do Autismo, celebrada a partir do dia 2 de abril, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 31, na Câmara de Rio Branco, uma audiência pública requerida pelo vereador Ismael Machado (PSDB).
Também participaram da reunião, que ocorreu no plenário do Legislativo municipal, o vereador Francisco Piaba e o Coronel Ulysses (ambos do União Brasil), representantes da Universidade Federal do Acre, Defensoria Pública do Estado, Fundação Garibaldi Brasil (FGB), RBTrans, entidades ligadas à causa autista, como o Mundo Azul e o Instituto Águia.
“A primeira semana de abril é sobre a Conscientização do Autismo. Essa é uma Lei municipal que foi aprovada na Câmara de Rio Branco, e que foi proposta por mim. Esse tema tem que ser divulgado para que possamos combater o preconceito, colocando também em prática as garantias e os direitos que essas pessoas e suas famílias têm”, pontuou Machado.
O vereador Francisco Piaba (União Brasil) parabenizou a iniciativa. “Esse é um tema de grande importância. Temos que ressaltar a questão do fortalecimento de políticas públicas que favoreçam os autistas, além de destacar as ações que já são realizadas no município. Temos que dar apoio a essa causa. Eles precisam do nosso carinho e respeito”.
Sara Souza, presidente do Instituto Águia, que tem três filhos, um com autismo, relatou um pouco sobre sua vida e das batalhas que ainda enfrenta.
“Tive depressão e nesse processo pensei em tira a vida do meu filho e a minha, por descobrir que ele tinha autismo. Sozinha, separada e tendo um filho nessa condição, além dos outros que tenho, a situação fica ainda mais difícil. Mas, pela misericórdia do Senhor, a vida tomou outro rumo”, disse Souza.
Sobre os novos rumos, Sara ressalta o atletismo, a corrida de rua. “Através da minha dor, conheci a corrida, isso em 2020. Comecei a correr em homenagem aos autistas, e para dizer para as outras mães que não estamos sós. Esse é um dos projetos do nosso instituto. Teremos mais uma corrida no dia 9 de abril no Arena da Floresta. Mais de 100 autistas já estão inscrito para a competição. A ação dar visibilidade a essa causa, que é de conscientização e socialização desse público”.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).