A Defesa Civil Municipal alertou sobre a previsão de mais chuvas, durante toda semana, fazendo com que igarapés voltem a transbordar, em toda Capital acreana. Na tarde desta segunda-feira, 27, na medição das 15h, o nível do Rio Acre registrou 16,80 metros; ultrapassando 2,8 metros da cota de transbordamento.
“A previsão é de mais chuvas, emitimos alerta, mas não esperávamos esse volume, que foi de 186 milímetros. O número praticamente quadruplicou, o que era para ser 50 milímetros, foi pra quase 200. Pela primeira vez, os igarapés encheram quase todos de uma vez, e transbordaram também. Tivemos 14 horas de chuvas na quinta-feira, 23. Eles já estão enchendo, aproximadamente, 40 centímetros por hora. O Rio Acre até seis centímetros”, disse o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Tenente-Coronel Cláudio Falcão.
Ele ressaltou que no domingo, 26, pelo menos, oito igarapés transbordaram, atingindo 27 bairros e desabrigando milhares de pessoas. “Tudo está acontecendo de forma muito rápida, não tem como atender mais de dez mil pessoas ao mesmo tempo, mas estamos fazendo o possível para auxiliar todos os desabrigados. A cidade já está um caos. À medida que a água vai retraindo, vai ficando pior”, lamenta.

O gestor ressaltou que a Defesa Civil está prestando assistência 24 horas. “Em curto período, a prefeitura bateu o recorde de construção de abrigos. Também ativamos o Parque de Exposições, onde iremos atingir 100 módulos habitacionais. Já são mais de 30 locais para abrigar as pessoas, e outros 39 bairros estão sendo monitorados.O auxílio chegará para todos que precisam”, concluiu Falcão.