A forte chuva, que começou na madrugada desta quinta-feira, 23, está inundando as ruas de, pelo menos, cinco bairros de Rio Branco: o Conjunto Village, Bairro da Paz, João Paulo, Belo Jardim e Calafate.
Os danos chegaram, inclusive, à Universidade Federal do Acre, que está com o lago transbordando, impedindo a circulação dos alunos pelo campus. Na estrada do Calafate, próximo à loja Havan, a rua foi tomada pela grande quantidade de água, que já compromete a locomoção dos carros e dos pedestres. Já no Bairro da Paz, alguns moradores já estão realizando retirada de móveis que podem ser danificados pela água.
A estrada da BR-364, sentido capital, também foi comprometida. Os motoristas que pretendiam chegar até Rio Branco estão sendo bloqueados entre Sena Madureira e Bujari, por conta do transbordamento do Igarapé, que já cobre parte da rodovia.
Segundo dados da Defesa Civil Municipal, em cerca de seis horas, choveu um acumulado de 103 milímetros, o que representa um volume de chuvas esperado para todo o mês de março.
De acordo com o Instituto Nacional de Mereorologia (Inmet), chuvas intensas estão previstas até a manhã da sexta-feira, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.