Na segunda-feira, 20, o governo federal anunciou a retomada do programa Mais Médicos, com a abertura de 15 mil novas vagas em todo território brasileiro. No Acre, o atendimento desses profissionais deverá suprir as necessidades na área da Saúde, em 20 municípios, ou seja, em quase que 100% de todo Estado, segundo o MS.
Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado em agosto do ano passado, mostrou que quase 63% profissionais formados no Acre, optaram em trabalhar em outras regiões do Brasil. O órgão fiscalizador ressaltou que um dos principais motivos seria a falta de estímulos para garantir a permanência dos profissionais em hospitais do Estado.
Vagas em março
Do total de novas vagas, cinco mil serão abertas este mês. As outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o Executivo, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades.
Podem participar dos editais do programa brasileiros e intercambistas, formados no exterior ou estrangeiros com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.