A reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de sua assessoria de Comunicação, fez esclarecimentos sobre a recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), sugerindo que seja montada uma comissão interna na instituição pública de ensino superior, para que os nomes dos blocos que homenageiam políticos relacionados ao período da Ditadura Militar, sejam substituídos.
Apesar da sugestão, a universidade pode, ou não, aceitar o que foi recomendado.
“Tem uma comissão instituída antes mesmo da recomendação do MPF para avaliar essas questões. Isso porque, não podemos ter uma posição sobre alteração de nomes, sem que seja feita uma análise criteriosa acerca dos homenageados”, destacou a assessoria de Comunicação da Ufac.
Sobre a questão, o órgão ministerial entende que as homenagens, na sua grande maioria feitas pelo ex-reitor Áulio Gélio Alves de Souza, eram na verdade, uma forma de garantir, politicamente, a permanência dele na instituição.
O MPF fixou um prazo de 15 dias úteis para que a reitora da Ufac, Guida Aquino, informe se acata a presente recomendação e relate as ações tomadas para seu cumprimento.