Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidades. A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada com dano tecidual real ou potencial ou descrito em termos de tal dano. A função da dor é alertar quando algo de errado ocorre no organismo.
Saúde não dói. Este é o motivo de que viver sem dor é possível, pois pessoas saudáveis não sofrem com dor crônica. No Brasil, cerca de 37% da população se queixa de dor crônica. A melhor forma de prevenir ou deixar de fazer parte desta estatística é colocar em prática os pilares da boa saúde.
Confira, a seguir, os pilares da boa saúde.
Hidratação
O sangue é formado por 90% de água. Ele tem a função de transportar nutrientes para as células, fazer a troca gasosa e retirar tudo o que as células descartam. Em uma hidratação adequada, este processo ocorre com harmonia. Já uma baixa hidratação prejudica este processo e parte do que não serve mais, que foi jogado na corrente sanguínea para ser eliminado do corpo, será reabsorvido, prejudicando o bom desempenho de todo o sistema.
Alimentação
Comer alimentos de verdade, que compramos nas feiras, evitando no dia a dia os industrializados.
Sono reparador
O próprio nome já diz. É durante o sono que todo o sistema será reparado, ocorre o processo natural de autocura. Por isso, ter uma boa noite de sono é essencial para a manutenção de uma boa saúde.
Atividade física
O movimento cura, sendo determinante na saúde física, mental e na capacidade funcional.
Lazer
O lazer nos auxilia no controle do stress e do equilíbrio da saúde física e mental.
O que você está disposto a colocar em prática para não fazer parte dos 37% dos brasileiros que sofrem com dor crônica?
Conclusão
Ao colocar em prática os pilares da boa saúde, o corpo terá melhores condições no processo da autocura. Caso a dor persista, procure um fisioterapeuta, por ser o profissional que trata o movimento. Um fisioterapeuta com olhar holístico e raciocínio clínico trata a causa da dor e não apenas os sintomas.
*Por Soraya Lobato [CREFITO 300081-F]
(68) 98119 7588
@sorayalobatofisio