Tradicionais em todo o estado, as Feiras do Peixe, que aconteceram no início do mês de abril, durante a Semana Santa, movimentaram mais de R$ 4,5 milhões nas regiões do Alto e Baixo Acre, de acordo com um levantamento feito pelo Sebrae.
Os números são referentes aos eventos realizados nas cidades de: Rio Branco, Sena Madureira, Porto Acre, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Brasileia, Assis Brasil e Acrelândia; e que contaram com auxílio da instituição.
Ao todo, nos oito municípios, foram vendidos pouco mais de 185 mil quilos de pescados. Rio Branco foi o município que mais comercializou produtos neste período, fechando em quase R$ 4 milhões em vendas.
As feiras, que comercializaram não somente pescados, como também alimentos da agricultura familiar, foram realizadas pelas prefeituras em parceria com empresas e instituições, como o Sebrae, que apoiou as iniciativas com material de divulgação e de identificação dos participantes, além de auxiliar diretamente no planejamento.
Para Rina Suarez, gestora de projetos do Sebrae no Acre, o saldo de cada feira foi positivo. “Esses eventos promovem grande visibilidade às ações e aos investimentos do Sebrae na profissionalização do setor produtivo da piscicultura, resultando na oferta de produtos diferenciados de alta qualidade ao mercado. Graças ao empenho de todos os envolvidos, as feiras foram bem-sucedidas em 2023”.