A convite da Princesa Esmeralda da Bélgica e do Embaixador da Bélgica no Brasil, Peter Claes, a coordenadora do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes, participou nesta quarta-feira, 26, lançamento do documentário “Amazônia: Coração da Mãe Terra”.
O lançamento exclusivo foi realizado na Embaixada da Bélgica, em Brasília, para o servidores do órgão e convidados da princesa.
O documentário “Amazônia, Coração da Mãe Terra” (2022), é codirigido e coproduzido pelo jornalista e diretor francês Gert-Peter Bruch e pela princesa Esmeralda da Bélgica, ambos ativistas socioambientais, e terá sua primeira exibição no dia 29 de abril, no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.
A obra registra esforços que somam décadas de luta pelo direito à demarcação de terras, bem como a luta do cacique Raoni Metuktire, líder do povo Caiapó.
A exibição única e gratuita do documentário “Amazônia, Coração da Mãe Terra” contará com a presença do diretor, lideranças indígenas e da princesa Esmeralda da Bélgica, que farão um bate-papo após o filme. A conversa também terá a presença do advogado Orlando Villas-Bôas Filho e de Marina Villas-Bôas, filho e viúva do sertanista Orlando Villas-Bôas. Entre 1963 e 1975, em importante colaboração no Xingu, Marina atuou como enfermeira e foi responsável pelo ambulatório designado para cuidar da saúde dos indígenas, com resultados excepcionais, como zerar os registros de óbito infantil.