E se a capital do Acre tivesse estações de metrô? Já imaginou como seria o mapa?
Inspirado por uma publicação nas redes sociais que mostrava o mapa de metrô em Maceió, que também não conta com esse tipo de transporte, o servidor público Santiago de Queiroz revolveu usar a imaginação e um site que ajuda a produzir esse tipo de mapa para criar as estações de metrô em Rio Branco.
No Twitter, a publicação já tem mais de 17 mil visualizações e centenas de comentários de acreanos curiosos.
“Os mapas de metrô têm uma identidade visual única e, a meu ver, muito interessante. Eles conseguem reduzir uma extensão geográfica em pontos e linhas de modo que fique bem mais fácil de visualizar e entender. Sinceramente eu acredito que metrô não é uma possibilidade real para a nossa cidade. Mas como bom acreano, tudo que tem nossa identidade, como os nomes das estações, nos desperta o interesse”, conta.
Apesar de não ter formação em engenharia ou arquitetura, o servidor conta que a curiosidade falou mais alto.
“Eu procurei por algum site que fizesse isso e dente algumas opções aquele foi a que eu achei mais legal. Eu só precisei escolher algumas estações, pensar em algumas linhas e como elas se comunicariam”.
Para Santiago assim como para a maioria dos internautas que comentaram na publicação, linha de metrô em Rio Branco ainda é uma utopia.
“Isso só caberia numa Rio Branco muito diferente, populosa, vertical. Acho que estamos há algumas décadas de distância. Ainda acho que o ideal seria um bom investimento em corredores de ônibus, terminais descentralizados, algo assim… mas isso já é muito além da minha capacidade de imaginação. Nosso povo trabalhador merece não menos que dignidade e conforto para se locomover”, finaliza.
Veja o mapa: