Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunas do Acre ganham prêmio de destaque na maior feira de projetos científicos da América Latina

Três alunas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Presbiteriana João Calvino ganharam tiveram um projeto científico premiado na maior feira de exposição de projetos científicos da América Latina, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O projeto “Biodigestor: Transformando e Sustentando Vidas para o Amanhã” foi premiado na categoria Destaque Federação Febrace 2023, e também na categoria Votação Popular da feira virtual de apresentação dos projetos.

O projeto consiste na criação de um biodigestor que produz um gás como alternativa de substituição do gás de cozinha, para diminuir o custo com o gás e aumentar a sustentabilidade.

O biodigestor produz o gás com o aproveitamento de resíduos vegetais de excrementos de animais bovinios e restos de comidas, que são decompostos e transformados em biogás e em fertilizante.

As alunas Rayssa Cordeiro, de 17 anos, Rafaela Mota e Ana Carolina Nascimento, de 16, desenvolveram o projeto ainda no segundo ano do Ensino Médio. A premiação ocorreu durante a exposição do projeto, do dia 20 ao dia 24 de março, na Universidade do Estado de São Paulo.

Segundo o professor de física e orientador do projeto, Paulo Cezar Augusto, a escola desenvolve, desde 2013, projetos que estejam relacionados ao meio ambiente, ao reaproveitamento de Recursos Naturais, sustentabilidade e a valores relacionados a Educação Científica.

“Procuramos trabalhar no contexto teórico e prático, as problemáticas que se apresentam no cotidiano de nossa sociedade, desenvolvendo dessa forma em nossos alunos o espírito investigativo e científico, na busca de soluções’, salienta o professor.

Sair da versão mobile