20 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Delegacia 24h de atendimento à mulher vítima de violência já está funcionando em Rio Branco

ocalizada no Segundo Distrito da capital, a unidade funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana e atende, além de Rio Branco, os municípios de Bujari e Porto Acre.

Assessoria por Assessoria
20/04/2023 - 09:23
am funcionará 24h, sete dias por semana. Foto: Felipe Freire/Secom

am funcionará 24h, sete dias por semana. Foto: Felipe Freire/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

O governo do Acre entregou na tarde desta quarta-feira, 19, em Rio Branco, a sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), totalmente reformada e readequada para atender mulheres vítimas de violência doméstica.

Localizada no Segundo Distrito da capital, a unidade funcionará 24 horas, durante os sete dias da semana e atende, além de Rio Branco, os municípios de Bujari e Porto Acre.

A governadora em exercício Mailza participou da solenidade, destacando o compromisso do governo do Estado para que a delegacia pudesse se tornar realidade e finalmente atender mulheres vítimas de violência doméstica e sexual de forma humanizada e acolhedora.

“Essa foi uma bandeira que assumi quando senadora da República, e dei continuidade, ao lado do governador Gladson Cameli, que tem um olhar sensível a essa causa. Fiz questão de me envolver pessoalmente, pois sei que o combate à violência doméstica é algo essencial. Estou feliz de ver um ambiente digno, climatizado, seguro e com uma equipe preparada. Com união e esses grandes parceiros aqui hoje, somos mais fortes no cuidado e garantia dos direitos das mulheres do nosso estado”, destacou Mailza.

De acordo com uma portaria, publicada no Diário Oficial desta quarta, 19, pelo delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, a partir de agora, o atendimento na Deam será ininterrupto, sob o comando da delegada titular, Elenice Frez.

“Temos agora um espaço que oferece atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência, e meninas adolescentes que tenham tido seus direitos violados, facilitando o acesso à justiça e incentivando as denúncias, já que as mulheres passam a ter um espaço exclusivo para atendimento”, afirmou a delegada.

“Quero agradecer a nossa equipe, que não parou um só minuto para que hoje esse sonho pudesse se concretizar, pois sabemos da necessidade de ter essa delegacia. Com paciência chegamos aqui, para cumprir o que nos recomendou governador Gladson Cameli, de entregar o melhor para nossa população”, disse o delegado geral de Polícia Civil, Henrique Maciel.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El Shawwa, disse que o atendimento especializado vai ao encontro das políticas do governo do Acre. “Nosso desejo é que não aconteça mais violência contra a mulher, mas, uma vez vítima, que a mulher possa ser atendida a qualquer momento, segura e acolhida”, enfatizou a gestora, informando que a pasta está com capacitações para toda a rede de atendimento à mulher nos munícipios acreanos.

Estrutura

A reforma, orçada em aproximadamente R$ 2,8 milhões, conta com salas apropriadas para acolhimento das vítimas, cartório, salas de atendimento para as equipes que atuarão no local, além de uma brinquedoteca e um playground. A unidade policial está instalada na Via Chico Mendes, no Segundo Distrito da capital. A equipe é formada por delegadas e equipes de escrivães, investigadores, assistentes sociais e psicólogas.

Serão atendidas ocorrências envolvendo mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, conforme a lei 11.340/2016 (Maria da Penha), além de vítimas de crimes contra a dignidade sexual, conforme a lei 12.015/2009 e as mudanças trazidas com as leis 3.718/2018 e 3.772/2018 (importunação sexual e violação da intimidade da mulher). Também serão realizados procedimentos de prisão em flagrante, além de requerimento de medidas protetivas, entre outras providências de urgência necessárias.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Participaram da inauguração a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari; a coordenadora das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJAC, desembargadora Eva Evangelista; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, deputados, secretários de Estado, delegados e equipes das secretarias.

O que disseram

“A entrega dessa delegacia aparelhada para receber essas mulheres representa inclusão. Um lugar para acolher e dar segurança.”

Eva Evangelista, desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre

“Só nos cabe dizer: gratidão. Essa delegacia é uma conquista, instrumento de combate às violências.”

Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre

“Importante reconhecer o esforço do guerreador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza em não medir esforços para que essa delegacia fosse entregue hoje, reforçando o compromisso deste governo com a segurança das mulheres.”

Michele Melo, deputada estadual

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Show da Pitty é antecipado para agosto e tem novo local em Rio Branco

Próxima Notícia

Ministro Edson Fachin cumpre agenda em Rio Branco nesta quinta-feira

Mais Notícias

Oficina valoriza ritmos afro-brasileiros e oferece formação gratuita em percussão em Rio Branco
4º destaque

Oficina valoriza ritmos afro-brasileiros e oferece formação gratuita em percussão em Rio Branco

20/05/2025
Médico alerta pra toxicidade do ar em Rio Branco e indica o uso de máscaras: ‘está pior que Pequim’
5º destaque

“Morte súbita durante exercício geralmente revela problema cardíaco pré-existente”, alerta cardiologista acreano

20/05/2025
Roda de conversa sobre cultura e audiovisual com equipe do filme “Geni e o Zeppelin” acontece em Cruzeiro do Sul
Destaques Cotidiano

Roda de conversa sobre cultura e audiovisual com equipe do filme “Geni e o Zeppelin” acontece em Cruzeiro do Sul

20/05/2025
Novo PCCR da Saúde do Acre avança, mas servidores cobram isonomia e governo aponta limite fiscal como entrave
3º destaque

MPAC abre procedimento para acompanhar obras do viaduto Mamed Bittar em Rio Branco

20/05/2025
Amor em crise? Divórcios crescem quase 30% no Acre em 2023, segundo IBGE
6º destaque

Amor em crise? Divórcios crescem quase 30% no Acre em 2023, segundo IBGE

20/05/2025
Tarauacá sanciona lei que reorganiza estrutura administrativa e define novos salários
Geral

MPAC apura existência de programa de integridade na prefeitura de Tarauacá

20/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Ministro Edson Fachin cumpre agenda em Rio Branco nesta quinta-feira

Ministro Edson Fachin cumpre agenda em Rio Branco nesta quinta-feira

Prefeitura de Rio Branco convoca aprovados em processo seletivo da Saúde Municipal para contratação

Prefeitura de Rio Branco convoca mais de 100 aprovados em processo seletivo da Educação

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre