O acolhimento de animais de estimação com donos continua acontecendo no abrigo montado pelo Centro de Zoonose de Rio Branco, no Parque de Exposições. Já são mais de 500 animais, entre cães e gatos, abrigados nos alojamentos.
Os animais abrigados foram retirados de áreas alagadas por familiares ou voluntários e cadastrados no abrigo pelos tutores. Após identificados, os cães e gatos são alimentados e recebem acompanhamento de veterinários que se voluntariam para realizar consultas gratuitas.
Segundo a gerência do Departamento de Zoonose, por conta da superlotação de animais, doações estão sendo recebidas para garantir a alimentação, a limpeza da área e alguns remédios para os animais afetados pelas enchentes.
Pensando no bem-estar desses animais, foram encaminhados pela Prefeitura de Rio Branco, na quarta-feira, 29, 20 agentes para cuidar dos animais abrigados no Parque de Exposições, além dos voluntários.
Apesar do local não receber animais de rua sem donos, há alguns animais abandonados nos abrigos que estão disponibilizados para a adoção pelo Centro de Zoonose.
Já os animais de rua sem dono continuam sendo resgatados pelas ONGs de Causa Animal existentes em Rio Branco. As organizações Amor Animal, Patinha Carente e Sociedade Amor a Quatro Patas também pedem doação de rações, remédios, comedouros, toalhas e materiais de limpeza.