Com o intuito de alinhar as diretrizes e procedimentos referentes aos acidentes de trânsito envolvendo animais, o Comando do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) reuniu na manhã desta quinta-feira, 27, com representantes de órgãos governamentais e não-governamentais (ONGs), na Sede da Unidade Especializada, localizada na Via Chico Mendes. A ideia foi apresentar um protocolo de condutas a serem realizadas pelas instituições competentes.
Entre as deliberações do encontro, ficou acertado oficiar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) a respeito do contato de referência a ser passado para as equipes policiais militares em casos que envolvam sinistros com animais, além de marcar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Durante as conversas, ainda ficou acertada a realização do I Fórum Estadual em Defesa da Causa Animal, em data e local a ser definido.
Tenente-coronel Cristiane Soares, comandante do BPTRAN desde 17 de abril, destacou a importância do alinhamento com os demais órgãos. “A ideia é criarmos um protocolo junto com esses órgãos, pois temos a necessidade de saber, quando nos deparamos com essa ocorrência [sinistro de trânsito com animais], quais os órgãos que serão acionados e para onde podemos encaminhar os animais”, destacou a oficial.
Amanda Souza, da ONG Sociedade Amor a Quatro Patas, foi uma das pessoas presentes à reunião e destacou a necessidade de buscar a construção conjunta do protocolo. “Infelizmente na nossa capital, assim como no estado, não existe um protocolo para esses casos específicos, então fizemos essa reunião com setores responsáveis por esta questão. Estamos alinhando uma conversa maior no futuro para poder acertar uma rotina melhor para atendimento tanto da PM, como de quem procurar”, disse.
Estiveram presentes, ainda, Luciano Laia, da ONG Resgate Animal; Hebert Texeira, do Departamento de Controle de Zoonoses; Jade Dene, Luciana Pereira e Ana Paula Ximenes, as três representantes do Projeto Cuidar. Outros órgãos governamentais e não governamentais relacionados à defesa da causa animal foram oficiados, mas infelizmente não compareceram.