De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, o nível do Rio Acre marcou 12,83 metros na medição das 6h, desta terça-feira, 11. O manancial está a 67 centímetros abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
O coordenador da Defesa Civil municipal, tenente-coronel, Cláudio Falcão, disse que alguns protocolos de segurança são necessários para poder movimentar as famílias que ainda estão em abrigos públicos.
“O rio saiu da cota de transbordamento no dia 9 deste mês e, agora, está abaixo da cota de alerta. Vale ressaltar que a Defesa Civil através de equipes do Corpo de Bombeiros e outras equipes da Prefeitura já devolveu mais de 500 famílias das enxurradas. As pessoas devem retornar para suas casas com a nossa supervisão”, frisou o gestor.
Falcão ressaltou que duas mil pessoas ainda estão abrigadas em Rio Branco. ” Ainda temos 650 famílias em abrigos, e 450 retornaram para suas residências. Ainda temos muito trabalho pela frente, até tudo se normaliza”, concluiu o coordenador.
De acordo com a Defesa Civil estadual, sete municípios foram atingidos por cheias, mas apenas três continuam com abrigos montados, sendo eles: Rio Branco, Brasileia e Porto Acre.