Nas últimas 24 horas, em Rio Branco, o nível do Rio Acre subiu 19 centímetros. Na noite deste sábado, 1, na medição das 18h, o manancial registrou a marca de 17,61 metros. A situação que é já era crítica, tendo em vista as milhares de famílias afetadas, se agrava a cada crescente registrada.
Sem sinais de vazante, o rio já atinge cerca de 56 mil moradores da capital. De acordo com a Defesa Civil Municipal, aproximadamente 972 famílias encontram-se desabrigadas devido a enchente. Ainda segundo o órgão, 1,3 mil famílias com 4,5 mil pessoas estão desalojadas por conta da enchente, ou seja, foram levadas para casas de parentes ou amigos.
Devido a inundação das vias, causadas pelas águas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) interditou, na manhã deste sábado, a ponte Coronel Sebastião Dantas, mais conhecida como ponte de concreto, no sentido ao Segundo Distrito.
Com a interdição, a única opção de acesso entre a região central e o Segundo Distrito da capital é por meio da quarta ponte, localizada no bairro cadeia velha.
A ponte de concreto vinha sendo usada em sentido duplo após o fechamento da ponte metálica.