As água do Rio Acre, em Rio Branco, seguem baixando. Após registrar 17,72 metros, no domingo, 2, o manancial iniciou um processo de vazante. Às 9h, desta sexta-feira, 7, o rio marcou 15,61 metros – já está a 2,11 metros a menos.
Com a vazante do manancial, a Defesa Civil Municipal tem organizado o planejamento de retorno para casa das mais de 3 mil pessoas que estão desabrigadas em escolas e no Parque de Exposições.
Entretanto, as famílias desabrigadas só podem retornar para suas residências, quando o manancial estiver abaixo dos 13 metros, ou seja, abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, a chamada cota de segurança.
“Já está tudo preparado, só precisamos esperar que o rio reduza até uma cota que seja realmente segura. Pela vazante que estamos acompanhando, nossa expectativa é que tenhamos ainda o final de semana de baixa do rio e, na próxima segunda-feira, possamos dar início ao retorno das famílias desabrigadas para suas casas”, destacou o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil Municipal.
Em Rio Branco, 75 mil pessoas foram atingidas pelo alagamento. Desse total, quase mil famílias ainda continuam desabrigadas, somando um total de 3.129 pessoas – alojadas nos 36 abrigos públicos, e em casa de familiares ou amigos.
A enchente causou prejuízo em 41 bairros da zona urbana e em 27 comunidades rurais.
O Calçadão da Gameleira já voltou a aparecer, porém, mostrando os rastros deixados pela alagação.