A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) por meio do Grupo Especial de Operações de Fronteira (Gefron), em uma ação integrada com o Comando de Policiamento Especializado (PCE) e as Polícias Civil e Federal, prenderam na manhã de desta terça-feira, 4, cinco pessoas na zona rural do município de Rodrigues Alves, que portavam aproximadamente 60 quilos de drogas.
A apreensão faz parte da operação Horus do programa Guardiões da Fronteira, onde as forças de segurança realizavam o patrulhamento no Rio Paraná dos Mouras, quando avistarem uma embarcação com quatro pessoas, sendo dois brasileiros e dois peruanos da região de Pucallpa no Peru. Ao serem abordados, os indivíduos revelaram que estavam transportando 59 quilos de drogas.
Os peruanos disseram ainda, que para chegarem até a embarcação, eles passaram cinco dias caminhando dentro da mata, pernoitando na noite anterior na casa de um dos brasileiros que seria quem dava o suporte e quem estava pilotando o barco, com o brasileiro também foi encontrado uma espingarda calibre 28 e oito cartuchos.
Durante abordagem aos quatro indivíduos da canoa, a guarnição avistou uma pessoa que saia de uma trilha carregando sacos nas costas. Com sua aproximação os policiais realizaram uma busca em seus pertences e apreenderam um tablete de cloridato de cocaína pesando 1 quilo. Além disso, também foi constatado que esse homem de nacionalidade portuguesa, fazia essa rota há 12 anos, e que a droga encontrada teria o destino final ao país de Portugal.
No local, os cinco indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos ao Departamento de Polícia Federal, onde foi constatado que os dois brasileiros pertenciam a uma organização criminosa.