Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira, 12, o Projeto de Lei n° 33/23, que dispõe sobre a instalação de aparelho detector de metais nas entradas das escolas da rede pública e privada do Estado.
O Projeto Lei (PL) foi aprovado em por unanimidade e foi adicionada uma emenda ao artigo 3°, sendo adotado o detector preferencialmente num prazo de 180 dias. As escolas que estão em fase de construção deverão ser inauguradas já com o aparelho instalado.
“Considerando os monstruosos assassinatos ocorridos nas escolas, onde alunos e servidores perderam suas vidas, compete à União, estados e Distrito Federal coibir esse tipo de ação, visando a segurança dos estudantes”, disse o autor do PL, o deputado Chico Viga.
O PL foi pensado a partir da tragédia ocorrida em Blumenau, em Santa Catarina, onde 4 crianças foram mortas por um homem que invadiu uma creche particular. O caso repercutiu nacionalmente. No Acre, ameaças a escolas surgiram nas redes sociais, fato que encheu a população de insegurança.
Justamente por isso, o deputado considerou urgente coibir a entrada de armas nos centros de ensino e, para tal, é importante que o detector de metais seja adotado o quanto antes em todas as escolas.