X

Marina Silva diz que Brasil e China atuarão no combate ao desmatamento e exploração de madeira ilegal

Foto: Ricardo Stuckert

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nesta sexta-feira, 14, que o Brasil e a China apoiarão a eliminação do desmatamento e da exploração madeireira ilegal global, através da aplicação efetiva de suas respectivas leis de proibição de importações e exportações ilegais.

O presidente Lula se reuniu com o governante chinês Xi Jinping (Foto: Ricardo Stuckert)

Segundo a ministra, os países, comprometeram a ampliar, aprofundar e diversificar a cooperação bilateral em questões climáticas. “Também cooperarão no desenvolvimento e compartilhamento de tecnologias, incluindo o novo satélite CBERS 6, que permitirá um melhor monitoramento da cobertura florestal”, afirmou a acreana.

Marina compõe a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou de uma reunião com o governante chinês Xi Jinping, nesta sexta. Após o término do encontro, foi divulgado um comunicado conjunto para relatar que Brasil e China trabalharão para ampliar a cooperação bilateral em relação ao clima.

“Além disso, a cooperação Brasil e China promoverão intercâmbio de conhecimentos, melhores práticas e outras formas de cooperação para conservação e manejo sustentável das florestas, regeneração e reflorestamento de áreas degradadas”, disse a ministra.

Ainda segundo Marina Silva a China apoia a candidatura do Brasil para sediar a COP30 e que o documento cria um Subcomitê de Meio Ambiente e Mudança Climática sob o Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil (COSBAN).

“Estamos comprometidos em cooperar na transição para uma economia global sustentável e de baixo carbono, incluindo cidades inteligentes, infraestrutura verde, desenvolvimento de indústrias verdes, energias renováveis, mobilidade elétrica, inovação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes, finanças e investimentos verdes”, afirmou Marina.

Categories: POLÍTICA
Maria Meirelles: