Na sessão de quarta-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Adailton Cruz (PSB) demonstrou insatisfação em relação à derrubada por 6 a 4, da emenda que aumentava o valor do plantão dos técnicos de enfermagem do Estado do Acre de R$ 78 para R$ 101.
A proposta do parlamentar foi vetada pelos deputados Manoel Moraes, Pedro Longo, Clodoaldo Rodrigues, Arlenilson Cunha, Tadeu Hassem e Gilberto Lira, todos da base governista.
Quem saiu prejudicado foram os trabalhadores da Saúde do grupo VII, que inclui os técnicos em gerais, como enfermagem, radiologia, laboratório e higiene dental, entre outros.
Segundo Cruz, que votou a favor da aprovação de três projetos de lei importantes para os servidores, não reajustar o valor do plantão extra destes profissionais, que tem seus plantões congelados a décadas, é um atentado a Saúde pública, a dignidade humana e uma injustiça inaceitável.
Apesar da emenda ser derrubada, o deputado afirmou que não vai baixar a cabeça diante deste cenário. Adailton salientou que pretende continuar insistindo no processo de respeito e reconhecimento salarial destes profissionais.
Cruz enfatizou que irá convocar uma audiência pública para discutir o orçamento da saúde, a fim de reformular o plano de carreira e concluir afirmando que esta injustiça não ficará em branco. Ele também pretende se reunir com os sindicatos para discutir os próximos passos e que está empenhado em dar voz ativa aos trabalhadores do setor.