Fotografia rara de Vincent Van Gogh tirada em 1873, aos 19 anos quando ele Vincent trabalhava para a concessionária de arte Goupil & Cie em Haia – pouco antes de ser realocado para a filial em Londres. É a única fotografia conhecida do rosto de Van Gogh.
A Rede Globo recuperou a audiência perdida com o BBB-23 trazendo de volta o programa Linha Direta, apresentado por Pedro Bial. A reestreia trouxe à tona o caso Eloá.
Penso que essa história precisa ser revisitada e analisada com seriedade para sociedade compreender os erros grotescos cometidos pela polícia e imprensa. A marcante história de Eloá e a amiga Nayara que foram sequestradas pelo ex-namorado de Eloá e seguiu-se aquele show de horrores que o Brasil acompanhou com o coração na mão.
O Acre na nova rota da seda?
(Parte I)
A “nova rota da seda” é um ambicioso projeto chinês de construção de rodovias, ferrovias e principalmente portos, mundo afora, com o objetivo de abastecer de matérias primas o poderoso e crescente parque industrial do gigante asiático, e em sentido inverso, exportar mundo afora não apenas suas tradicionais bugingangas e fármacos naturais, mas um portfólio formado por milhares de artigos industrializados em suas fumegantes fábricas que atualmente abastecem grande parte da humanidade.
E o que o Acre e o Brasil têm a ver com isso?
Do ponto de vista estratégico do continente, das futuras exportações/importações do país e do Acre, muito, quando constatamos que está em curso em Lima, área central da costa peruana e do Pacífico Sul, o maior e mais moderno porto da América do Sul, o Porto de Chancay, com investimento total estimado em U$3,4 bilhões de dólares, sendo que somente na etapa inicial em curso o investimento importará U$1,3 bilhão (mais de seis bilhões de reais) e será entregue aos operadores já no final do próximo ano.
E porque o Porto de Chancay terá a importância estratégica a ele atribuída?
Porque será o primeiro mega-porto regional (100% de investimento privado) que fará conexão direta entre a América do Sul e o continente asiático, melhor dizendo de Chancay a Xangai (do Peru à China), indo e voltando. Em inglês, port wab, aquele que oferece suporte técnico para embarque e desembarque de variadas modalidades de cargas e ao mesmo tempo serviços alfandegários adequados para estas operações.
Os cargueiros que partem de portos brasileiros no Atlântico com soja e milho com destino à Ásia e Europa, por exemplo, estão sujeitos a taxas exorbitantes no Canal do Panamá, e a paradas obrigatórias na baía da Virgínia, nos Estados Unidos, para abastecimentos e outros controles portuários, perdendo tempo e dinheiro, minando a competitividade brasileira que ainda enfrenta gargalos internos e externos para se impor ao mundo como grande fornecedor de comida para a humanidade cada dia mais faminta.
(Suede Chaves, advogado e jornalista). Parte I
Pergunta que não quer calar: Quanto tempo durará unido o Reino Unido? Quando vai pedir reintegração à União Europeia? E até quando irá a monarquia? Quem quiser se aventurar em previsões. A foto é do Washington Post.
Online
*Os únicos mercados em plena ascendência no Estado do Acre: gêneros alimentícios e o de remédios. O frigorifico Dom Porquito também vai bem.
*Um tapa na cara dos brasileiros! Assim pode ser definida a decisão do Banco Central de manter a taxa de juros em 13,75% ao ano. E ainda sinalizar que ela pode aumentar. Creiemdeuspai!!!
*Vivemos um período de inocentes morrendo de medo do futuro. Crianças de todas as idades, de todos os tipos, em todos os lugares. Que o populismo e o alheamento dos políticos não abreviem vidas nem nos sufoquem.
*Ainda em choque pelo triste fim da cantora Nayara Vilela. Foram tantos os indícios de que estava com seu psicológico abalado; desabafos claros de abusos em suas redes sociais antecedendo a tragédia. Precisava desenhar? Mais uma vez ficou claro que o feminicídio ocorre também, e muitas vezes, sem o disparo de uma arma.
*Alguém pode revelar muito mais de si através de uma negação do que com uma afirmação. Uma condenação externa de algo que internamente não se consegue extinguir.
*Justiça suspende exportação de animais vivos nos portos do Brasil. A sentença reconhece a dignidade e o direito dos animais. Que boa notícia, enfim entenderam que uma atividade econômica não poderá se sobrepor à vida de seres sencientes.
*O lance da quadrilha da vacina é tão grave que pode causar um incidente internacional. A alegação de que “não sabia”, não cola. Partindo da premissa que para entrar nos EUA era necessário vacinar, como se ingressa em outro país sem tomar vacina?
*O pior é que pela demora da vacina muita gente morreu. A ironia é que por causa da FALTA da vacina, fosse se dar mal! Não por causa da falta da NOSSA (esse crime jamais será punido). O ex presidente Jair Bolsonaro Foi contra a vacina e quis entrar num país que é a favor da vacina, e só aceitava pessoas vacinadas, então ele foi lá e fraudou um documento de vacinação. Simples assim!
Moral da história: nunca negue uma vacina, ela pode se vingar de você.
*Coisas que não existem no Brasil -vulcão – terremoto – tédio. Seguraaaa!!!
*Uma graça ver Chico Buarque modo pistola: “Reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula.” Desabafo feito ao receber o Prêmio Camões em Sintra, Portugal.
*Relatório do BTG (maior banco de investimentos da América Latina) mostrou que roupas de varejistas nacionais, como Renner, Riachuelo e C&A, são até 400% mais caras do que da Shein. E pensar que tem gente endividada com cartões dessas lojas. MeoDeos!!!
*As línguas desocupadas dizem que a primeira dama, Janja tem o mesmo estilista que o cantor cearense Falcão. Maldade, ela até que mandou bem nos modelitos que usou na coroação do Rei Charles III, mesmo escolhendo cores vibrantes para não fugir do hábito.
*A princesa Megan Markle, mulher do príncipe Harry, preferiu organizar o aniversário do filho a ir a cerimônia de coroação do sogro Rei Charles III, em Londres.
*Surpreendente boa a Playlist da Coroação do Rei Charles III. Foram selecionadas 27 músicas, entre artistas pops como Coldplay, Ed Sheeran e Harry Styles e artistas com repertório histórico, como Queen, Spice Girls e The Beatles.
*Repetindo! Uma coisa que não existe no Brasil é T-É-D-I-O. Já começamos sendo irônicos no hino, as margens do Ipiranga nunca foram plácidas.
*Uma análise política nada erudita para os intelectuais do PT que não querem entender o problema, vai uma tese de modo mais rastaquera: se Lula não contiver os radicais do seu próprio campo, seu governo vai pro beleléo. Repito: Beleléo! E o Brasil ficando cada vez mais pobre.
*Observando as #hashtags em alta no Linkedin e depois no Instagram descobri que provavelmente moro em outro planeta ou estou em surto.
*Escrevi um artigo sobre as soluções absurdas (e que não solucionam nada, quando não até pioram a situação) para enfrentar a violência nas escolas. Mas eis que a prefeitura de Goiânia nos abrilhantou com mais uma bizarrice: proibir mochilas. É cada gênio que se apresenta!!!
*A aliança Nacional de Entregadores por aplicativo (Anea) defende que o governo crie uma plataforma que abarque o volume de trabalho realizado por cada trabalhador para cada empresa e calcule a base dos salários, benefícios e impostos a serem pagos pelo trabalho nos aplicativos.
*Trago verdades! “Você pode gastar muito dinheiro com maquiagem para ficar mais bonita, mas isso é só supérfluo. Não há rímel que salve um olho invejoso. Nem batom que suavize uma fofoca. Não há sombra que embeleze um olho maldoso. Nem blush para tornar leve uma cara de pau. Não há maquiagem que salve um coração feio, meu bem”. Autor desconhecido
*Me tornei o que eu mais temia. A peçoa (com cedilha mesmo) que acha que ainda não é o momento. Entendedores, entenderão!
*Ei, pessoas da minha bolha! Vocês compreendem que pacto com essas “Fundações”, do tipo Lehman e Renova, é pior que pacto na encruzilhada? Uma vez feito, a pessoa deve vassalagem eterna.
Rindo sem respeito nenhum!
*É um erro capital teorizar antes de ter os dados. Insensivelmente, começa-se a distorcer os fatos para adaptá-los às teorias, em vez de fazer com que as teorias se adaptem aos fatos.
Conan Doyle, “Sherlock Holmes”.
*Como chamar alguém de burro com educação: A inteligência sempre lhe perseguiu, mas você é uma pessoa muito rápida.
*Eu jamais poderia ser presidente de um país, ainda mais com poder nuclear. Acho que Putin fez pouco, Coreia do Norte e China deveriam se juntar e bombardear EUA e Europa. Simplesmente por reparação histórica. Só acho!
*- Nossa, ela usa filtro nas fotos, se eu a ver na rua nem vou reconhece-la.
– E quem disse que eu quero que você me reconheça cara pálida?
*A felicidade pode ser encontrada mesmo no mais sombrio dos tempos, se a pessoa se lembra de acender a própria luz. (J. K. Rowling)
Fui minhas lindezas. Beijos ortograficamente elegantes. Sabem que não me calo, nem sob tortura!