Minimalismo ou maximalismo
De um lado, um estilo calmo, discreto, atemporal, com cartela de cores linear, traz o conforto que tanto amamos. Mas também, vamos combinar, deixa “todo mundo” com a cara de “todo mundo”. Na contramão, a mistura provocativa e pouco refinada – para alguns, beirando a cafonice – cumpre a difícil tarefa de nos destacar na multidão.
Estamos falando das tendências “queit luxury” (luxo discreto/silencioso) e “kitsch”, termos que se popularizaram nos últimos meses, e, sendo totalmente opostos entre si, caminham lado a lado na moda atual. Separamos algumas inspirações de marcas brasileiras. Agora é só decidir qual dos estilos melhor expressa sua personalidade.
Quiet Luxury Inspired
Kitsch Inspired
Mesclar os estilos pode ser a chave para quebrar a monotonia sem abrir mão do requinte. Para ilustrar esse conceito, trazemos a proposta da Miu Miu para a coleção outono/inverno 2023. Apesar de alguns críticos terem achado a marca séria demais, observamos que a discrição estava lá, mas também a irreverência típica da Maison foi vista em todos os detalhes, no cabelo bagunçado, na transparência, nos bordados alegres, e nos truques de styling.
O Acre no Fashion Week
Aconteceu na última semana o São Paulo Fashion Week N55, com o tema Ressignificar/Origens. Um casting especial de modelos com raízes indígenas reforçou a história contada pelos estilistas. E quem marcou presença nas passarelas foi a acreana Gabriely Dobbins, descendente do povo Kaxinawá. A bela fez sua estreia na semana de moda desfilando para as marcas LED, Martins e Maurício Duarte.
Gabriely Dobbins para LED, SPFW N55. Foto: Ze Takahashi / @agfotosite
Gabriely Dobbins para Martins, SPFW N55. Foto: Ze Takahashi / @agfotosite
Gabriely Dobbins para Maurício Duarte, SPFW N55. Foto: Ze Takahashi / @agfotosite
Sol e Lua
Outra acreaníssima fazendo história no fashion show foi a Sol e Lua Chapéus. Lindas peças selecionadas, feitas em processo artesanal, compuseram looks no desfile da Santa Resistência, importante marca da moda slow nacional. Além da unidade em Rio Branco, a Sol e Lua está em mais dois estados brasileiros e também na Europa.
Santa Resistência, SPFW N55. Foto: Ze Takahashi / @agfotosite
Unhas clássicas
Por tudo o que temos visto nas ruas e nas passarelas, arriscamos dizer que o “quiet luxury” é a tendência do momento. Além das roupas e acessórios, o cabelo, a make, as unhas também acompanham o estilo.
Os esmaltes naturais ‘Renda’ e ‘Duna’ da Risqué, assim como o ‘Sem pressa’ e ‘Fenda’ da Impala são a trend do momento nas unhas das antenadas. O questionamento é se os esmaltes naturais estão de volta ou nunca saíram de moda. O certo é que eles combinam com tudo e tornam-se um grande aliado das mulheres dando um toque elegante, chique e delicado, combinam com todos os tons de roupas, desde as claras, escuras, fortes ou suaves.
Elas usam
O hack perfeito
Como esquecer a solução – para não dizer gambiarra – da Chanel em 2022 para criar uma franja “fake”? O look dos cabelos, de inspiração anos 60, foi assinado pelo hairstylist James Pecis e encantou! Fosse pelo visual delicado e feminino, fosse pela beleza das presilhas/grampos com a famosa logomarca da grife.
Para replicar o visual em casa, divida o cabelo de lado, em diagonal, iniciando na direção da parte arqueada da sobrancelha para o meio da cabeça. O segredo de Pecis para posicionar as presilhas é colocá-las horizontalmente, a partir do canto dos olhos.
Presilhas, quem nunca usou?
Resgatando as tendências dos anos 90 as presilhas estão de volta! Também conhecidas como fivela, tic tac, prendedor, grampo, gancho ou ganchinho de cabelo, elas dão um toque elegante desde um penteado mais elaborado ao simples rabo de cavalo. A [email protected] traz em seu catálogo uma variedade com pérolas, pedras, laço, brilhos, metalizados e texturas modernas.
O novo loiro
Por falar em cabelos, a cor que tem, literalmente, feito a cabeça da mulherada é o ruivo. O colorimetrista e designer hair Mayke Pavani contou ao Guia Glam que a tendência de cores mais quentes, como os ruivos, cresceu nos últimos cinco anos, deixando para trás o loiro acinzentado.
Para não errar, o profissional orienta a escolha de tons intermediários, como por exemplo marrons acobreados dourados mais claros ou marrons acobreados mais escuros.
Pavani é técnico da indústria cosmética Garden Flower, e participou essa semana de curso oferecido no centro técnico da Jorge Cosméticos. Mais de 100 profissionais cabeleireiros foram capacitados em técnicas de colorimetria e alisamento de fios.
Rockstud
Criado em 2010, o sapato Rockstud foi o item mais lucrativo da Valentino na história da grife. O design inspirado nos palácios da Roma antiga logo conquistou o público, pela elegância, sensualidade e o toque de rebeldia.
A marca brasileira Uza Shoes não esconde seu fascínio pelos spikes quadrados, e apresenta várias versões inspireds do Rockstud.
Bye Bye maio
Nos despedimos do mês das noivas com looks dignos de tapete vermelho. A ocasião: o casamento do ano, entre Fernanda Teixeira e Wilson Barbosa Neto. Nem precisamos dizer o quão impecável os noivos estavam. Os convidados também fizeram produções à altura. Vamos conferir algumas?
O quiet luxury estava lá! O médico Giovanni Casseb escolheu um costume discreto e de acabamento impecável. A peça de requinte “refinato a mano” é da grife Raffer, conceituada marca de alfaiataria. O blazer, de lapela acetinada, torna-se o ponto central da produção.
Ígara Formighieri desfilou usando um vestido longo franzido nas laterais da saia, na cor verde, bordado com pedrarias no centro e cut-out na parte frontal, da grife PatBO, um visual com sensualidade na medida certa. Atenção especial ao acessório: mini clutch com cristais de peixe, na cor laranja.
Com propostas bem diferentes, mas seguindo a mesma tendência, Mariana Magnabosco e Carol Leite apostaram em vestido de tule rosa drapeado em camadas – a técnica de drapeado/franzido foi bastante vista nas passarelas gringas este ano.
Ao abrir a temporada primavera/verão 2023, Londres e Milão exploraram os plissados e recortes sensuais nas semanas de moda. Diana Frota mostrou estar antenada, e trouxe no seu vestido as duas referências, além da cor do ano eleita pela Pantone, o ‘Viva Magenta’.
Esta colunista se inspirou nas variações de veludo trazidas por Christian Dior e Schiaparelli, nas semanas de moda, em Paris. O vestido, com fenda e drapeado, traz ainda aplicação de plumas, para um toque extra de personalidade.
Inspirada no romantismo francês, a colunista social Roberta Lima exibiu um belíssimo modelo em tecido nobre, o shantung de seda, na cor pink. A macrotendência daquela época invadiu a moda com detalhes enaltecendo o extraordinário, como nas mangas bufantes do vestido.
O laço é elemento importante da história da moda e sempre esteve presente nas passarelas ao longo das décadas. Como prova disso, as empresárias Raquel Poersch e Nadia Jarude se apropriaram da tendência do mundo da moda com seus vestidos longos e maxi laços.
Sim! A moda floresce em 2023 como tendência de estilo facilmente usada tanto no dia a dia como em ocasiões especiais. E para o casamento do ano Christiane Lopes e Carol Duck surgiram deslumbrantes em seus looks com destaque as flores 3D, que deram um ar romântico e sofisticado.
A advogada Valéria Lima apostou no clássico e atemporal da moda. O vestido de paetê, da Fabulous Agilità, é sinônimo de sofisticação e personalidade: com costas nua, recortes laterais, fenda, ombros estruturados e mangas longas.