Acrelândia, o município acreano com cerca de 16 mil habitantes, é a cidade com o ar mais poluído do Brasil, segundo a IQAir, uma empresa suíça de monitoramento internacional, que coordena informações globais sobre a qualidade do ar de 7.323 cidades em 131 países, regiões e territórios.
A empresa opera o AirVisual, uma plataforma de informações de qualidade do ar em tempo real, que contém os dados de monitoramento coletados no último ano. A plataforma apontou que das 10 cidades mais poluídas do Brasil, quatro são do Acre, sendo elas, Acrelândia, que lidera o ranking, Senador Guiomard, Rio Branco, Brasiléia e Feijó.
O relatório aponta que a causa do protagonismo do estado do Acre no ranking acontece pelo desmatamento e queimadas, normalmente realizados para a criação de pastos e outros usos da terra. Segundo o AirVisual, esses são os principais fatores para a poluição do ar no bioma amazônico.
Além disso, para a população, a má qualidade do ar pode causar doenças respiratórias, problemas cardiovasculares e cânceres, como o de pulmão.