A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Sistema de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), anunciou que mais um bairro da parte alta de Rio Branco passará a ter água 24 horas por dia. Essa é uma das prioridades exigidas pelo prefeito Tião Bocalom.
Os bairros localizados na chamada “parte alta” da cidade são os que mais sofrem com a distribuição de água, portanto tem sido uma das prioridades da gestão. A novidade chega para os moradores do bairro Defesa Civil. Há dois dias o Saerb tem realizado testes no bairro e tem sido só elogios dos moradores.
O coordenador de distribuição de água do Saerb, Francisco Carmo, explicou que os bairros Custódio Freire e Irineu Serra já contam com água 24 horas, e agora mais um bairro da parte alta com o sistema.
“Quando a gente faz esse tipo de experiência a gente procura analisar todos os pontos, se vai prejudicar algum a gente recua.”
De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Francisco Ferreira, a situação era crítica.
“Toda a vida aqui foi um caos, e hoje termos uma notícia dessa de 24 horas água na nossa comunidade, não tem felicidade melhor. De primeiro tinha um poço d’água ali que a gente saia 2h, 3h da madrugada para trazer uns 50 litros de água para casa e hoje, graças a Deus, é um orgulho, você abrir a torneira e encher a sua caixa.”
Com essa ação o Saerb também pretende melhorar a distribuição de água nos bairros Montanhês, Jorge Lavocart e Loteamento Novo Horizonte.
Seu Raimundo aproveita a oportunidade para chamar a atenção da comunidade para o não desperdício.
“Pedir para os moradores por favor, tenham compreensão, porque se ele estragar 100 litros de água, faz falta para outra pessoa lá na frente.”