A Associação de Mulheres Negras do Acre (AMN) realizou, na manhã desta sexta-feira, 12, no Espaço Kaxinawá, em Rio Branco, a solenidade de criação do Centro de Formação de Cultura Afro (CFCAFRO).
O evento contou com a participação de fazedores de cultura e integrantes dos movimentos sociais acreanos.
“Hoje é um dia muito importante para o povo negro do Acre. No Estado, não existia nenhum espaço que evidenciasse a nossa cultura. Vamos ter demonstração de capoeira, maculelê, de samba, das nossas vestimentas, da culinária. O objetivo é de impulsionar o movimento”, destacou Amine Carvalho Mastub, coordenadora executiva da AMN, formado também por Almerinda Cunha e Rosilene Lima.
O Centro foi criado por meio de emenda do então deputado estadual Daniel Zen. No espaço físico, que ainda será definido, vai dispor de oficinas para ensinar de forma prática temas relacionados à cultura afro, além de atendimento e prestação de serviços.
A atividade de implementação do projeto se estende por toda a sexta-feira com realização de palestras e oficinas. A iniciativa visa dar visibilidade à história e cultura do povo negro.