Representantes do governo do Acre, de associações e federações comerciais, e empresários do estado saíram de Rio Branco, no sábado, 6, com destino a Lima, no Peru.
O objetivo é participar de conversas com autoridades locais, realizar visitas técnicas e consolidar o corredor interoceânico com o país vizinho, por meio de tratativas agendadas ao longo da semana.
“A visita foi idealizada pela Acisa [Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre], em momento oportuno, e a participação do governo vai nos permitir dar continuidade ao planejamento estratégico de promoção e atração de negócios para o Acre”, disse o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assubarnipal Mesquita.
O gestor destaca ainda que o corredor interoceânico vai ser importante para potencializar emprego e renda no Acre, por fortalecer a atividade geoeconômica do estado.
A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, explica que a comitiva está empenhada “em promover a agenda estratégica de desenvolvimento das empresas acreanas e essa é uma excelente maneira de aprimorar os conhecimentos para atuar em prol dos empresários do Acre”.
Acisa defende que Acre seja corredor comercial
Na manhã desta segunda-feira, 8, durante encontro na Associação dos Exportadores do Peru (Adex), o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Marcello Moura, defendeu que o Estado seja corredor de exportação.
“Somos um Estado pequeno, ainda pobre, mas estrategicamente localizado, para ser um grande corredor de entrada e saída de produtos. Acreditamos que essa missão tem um papel fundamental, que é quebrar barreiras e estabelecer definitivamente essa parceria”, disse.
Para um público formado por empresários peruanos, acreanos e rondonienses, além de representantes do Poder Público, Marcello Moura defendeu a união entre instituições para que parcerias entre o Brasil, através do Acre, com o Peru, sejam concretizadas.
A visita à Associação de Exportadores do Peru, é a primeira agenda da comitiva acreana no Peru.
Serão realizadas ainda ações com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), e visitas ao Porto de Chankay e à Câmara de Comércio de Lima e ao Órgão governamental de Promoção do Peru (Promperu).