O Horto Florestal é um espaço amplo e dinâmico que proporciona aos frequentadores um momento especial com a natureza em meio ao espaço urbano. Além do ambiente totalmente voltado para a prática de esportes e momentos de lazer ao ar livre, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), também busca trabalhar a conscientização ambiental de quem visita o parque urbano.
É através da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (EAHFLOR) que são realizadas as ações voltadas para a difusão da educação ambiental por meio de palestras, visita guiada e micro-orientação nos bairros para levar orientações quanto ao consumo consciente dos elementos naturais e outros.
Além disso, a escola também oferece oficinas de educação ambiental, da construção de brinquedos a partir de materiais sucateados e também a reciclagem de papel com o objetivo de transmitir técnicas artesanais de reaproveitamento do material.
“A escola de educação ambiental é um centro de formação permanente de difusão e também de fusão. Nós trabalhamos com a educação ambiental não formal através de ações e práticas educativas voltadas para a sensibilização da comunidade para a proteção e cuidado ao meio ambiente”, explicou Luzimar Oliveira, diretora da EAHFLOR.
Outro espaço que também faz parte da Escola é a Ecoteca Cantinho da Boa Aventura, um ambiente totalmente voltado para as crianças, onde trabalha a educação ambiental de forma lúdica por meio do teatro, música, leitura e contação de histórias.
A monitora da Ecoteca, Neivanara Lins, explicou que o espaço está disponível tanto para os filhos de adultos que praticam alguma atividade física no parque, como também para escolas que buscam trabalhar a conscientização ambiental das crianças.
“Cada dia da semana nós trabalhamos com um tema ambiental, queimadas, desmatamento, lixo, água, poluição. A partir disso as crianças têm uma maior interação com a natureza que proporcionamos aqui utilizando o Horto como um laboratório vivo”, disse.
De acordo com a diretora da Escola, as atividades oferecidas ocorrem por meio de demanda, ou seja, os interessados nas oficinas podem realizar a inscrição na lista de espera ou o responsável de uma escola, faculdade ou grupo organizado pode solicitar a ação educativa junto à equipe, para que seja realizada no Horto Florestal ou até mesmo fora do parque.
“Quem quiser, pode estar vindo nos visitar no Horto Florestal. A escola funciona no horário comercial de segunda a sexta-feira de 8h às 12h e das 14h às 17h. Todos os nossos serviços são voltados para a comunidade. Então você pode vir e agendar os serviços. Venham nos visitar”, esclareceu.
A solicitação das atividades da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal pode ser realizada por meio do telefone 3228-3326 ou através de um ofício que pode ser entregue pessoalmente na Semeia ou enviado para o e-mail [email protected].